quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Brevemente, onde estamos

Via Láctea, apenas uma dos milhões de galáxias que compõem o Universo.
Dentro dela, 8 planetas, vários corpos menores chamados planetas anões, mais de 140 satélites, bilhões de asteróides e cometas.
No centro de todos estes errantes, o Sol, válvula mestra do nosso sistema planetário.
E nós?
Nós estamos num "pálido ponto azul" chamado Terra, uma massa rochosa cheia de vida.
A Terra não é o maior planeta, nem o menor deles e está em completa harmonia junto aos demais há cerca de 4,6 bilhões de anos. Não moramos no submundo da galáxia, nem no maior Reino.
Desconsiderando umas dezenas de astronautas, são 6 bilhões de seres humanos sem qualquer noção da dimensão da nossa casa, de como é o mundo lá fora...(O que você sentiria diante da Terra, azul, na sua frente...ali, depois do vidro?).
A natureza nos colocou neste orbe por alguma razão e nossa pequenez diante do Universo é assustadoramente bela. Viemos parar aqui através da evolução e assim prosseguiremos, evoluindo, aprendendo, lançando os "últimos voos"* sempre...não haverá fim enquanto estivermos por aqui.
Nossa maior missão: aprender desbravadamente!
"Fomos errantes desde o início"**...o que achamos que sabemos não ultrapassa os limites por nós mesmos colocados...aprender será sempre a resposta...
O Universo está em expansão...sigamos a sua inércia...cresçamos também....como ir contra um Gigante?

**Frase retirada de "Um pálido ponto azul" (Carl Sagan, 1994).
(VCR)


3 comentários:

  1. A síntese de toda a beleza do acaso, toda a singela certeza do inexato!

    ResponderExcluir
  2. O texto que marca o início dos debates neste sítio vem em grande estilo... Provocante, filosófico. Eis o Gigante a nos desafiar... sabemos pouco, quase nada, sobre ele. Às nossas indagações, "aprender será sempre a resposta".
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Roque e Jaedson, muito obrigada pelo exemplo, estamos felizes!!!

    ResponderExcluir