quinta-feira, 10 de junho de 2010

Não importa o título, mas a energia

Há uma historia sobre a amizade de um menino e  um vizinho idoso cuja única forma de se expressar era por meio de sorrisos,  por causa de sua deficiência para falar. 

O menino, hoje um senhor, conta que não se lembra dos demais vizinhos, das crianças da época, mas do nobre sorridente lembra-se de tudo, nome, endereço, apelido, a cor do casaco, o dia da feira e hora da sua caminhada. 

Os olhares afetuosos, os gestos simples e a grande bondade com que ouvia as histórias do menino, fizeram com que pouco importassem as palavras, o essencial estava nas entrelinhas...

A comunicação é a mais bela forma de energia e não se limita apenas às palavras. Comunicar-se verdadeiramente precisa de linguagem corporal, emoções, gestos, contato visual, expressões faciais e empatia.

Muitas vezes não precisamos de palavras, tente lembrar-se de pessoas que você mantém um relacionamento com acenos, sorrisos. Pode ser a moça da padaria, o rapaz que sempre está na quitanda, o senhor da portaria.
Trocamos energia o tempo todo e no fundo de nosso ser estamos conectados a todos e somos responsáveis pelo bem estar de toda uma comunidade. 

Os animais também se comunicam de uma forma mágica. Lola, cachorrinha de casa, sorri quando nos vê. Não precisa de um discurso para nos mostrar o quanto fica grata com nossa presença.

Mesmo não conhecendo uma certa pessoa, sorria para ela, isso pode modificar o curso desta neste dia. Você terá feito o que de maior pode fazer: caridade, amor, renovação de energia.

Experimente exercer seu magnetismo. Fique atento à oportunidade de ação. Quando estiver diante de alguém prestes a perder a compostura, disponha a ajudar, nem que isso seja imensamente penoso. Olhe nos olhos e peça explicações com interesse e amor. Compreenda o ponto de vista de alguém que está no meio da tempestade e arranque-a de lá, pelas mãos, olhando nos olhos com firmeza e passe a sincera emoção de que você tem parte nisso tudo e está disposto a ajudar, sempre.

Fale com todos os seus sentidos e terá mudado o dia de alguém. Não tem preço a sensação de tirar um peso de um amigo, de um desconhecido, de um passante.

Mesmo que isto lhe reverta em uma dor de cabeça, um atraso, uma roupa suja...nada disso importa. Fale com todo o seu corpo e terá iluminado seu dia e o impagável bem estar de um semelhante.

Muitas vezes na vida não há lugar para as palavras. As entrelinhas de nossas ações não verbais contribuem com grandes doses de alegria e profundidade para nossas vidas. 

" O SEU SILÊNCIO RESSOOU COMO UM TROVÃO"
por um monge budista

Nenhum comentário:

Postar um comentário